Venture Capital.
Você já deve ter ouvido falar em IoT (Internet of Things), no português, Internet das Coisas. A definição básica destes dispositivos físicos é a comunicação através de recebimento, envio, análise de dados e ação. Este dispositivo tem a capacidade de automatizar processos através de comunicação via rede sem fio. E tem sido utilizado em larga escala na indústria 4.0 e no comércio moderno.
Por ser uma inovação tecnológica acessível. O IoT também ganhou espaço nas casas dos consumidores e hoje já existem vários modelos capazes de executar ações em sua residência através de comando de voz ou a um simples toque no smartphone.
Um exemplo recente são os novos aparelhos de ar-condicionado que já possuem o dispositivo IoT interno e são conectados em sua rede wi-fi.
E com um aplicativo simples através de seu smartphone, você pode operar ou programar o seu aparelho de qualquer lugar. Por exemplo, programa-lo para ligar 15 minutos antes de você chegar em casa se a temperatura do ambiente estiver acima dos 26°C.
E falando um pouco mais sobre IoT mas desta vez voltado para investimentos. A startup espanhola Barbara, fundada em 2016, hoje com escritórios em Madri, Bilbao e Valência. Vem atuando no mercado de soluções IoT para indústrias com foco na segurança das informações, flexibilidade das comunicações e gerenciamento remoto.
O Barbara OS (sistema operacional para IoT da startup), permite que sensores, atuadores e equipamentos sejam integrados na nuvem através de protocolos IoT, realizando a transferência de dados diretamente para a plataforma escolhida sem a necessidade de guarda-los, de forma robusta, segura e de fácil acesso para gerencia-los através de um console centralizado.
A startup já recebeu aporte de investidores privados, Venture Capital, do Ministério da Indústria da Espanha e da União Europeia. Por meio do programa Horizonte 2020 e acabou de fechar uma rodada de investimentos de mais de €400.000,00 (por volta de R$ 2,5 Milhões). Liderado pela Global Omnium (grupo empresarial dedicado a gestão de água) através do veiculo GoHub Ventures (Fundo de empreendimentos corporativos da Global Omnium), incluindo fundo Seed Capital do Conselho Provincial de Bizkaia e o Fundo Basco, ambos venture capital.
O novo aporte será utilizado principalmente para expansão comercial e a criação de um novo centro de excelência em Energia e Indústria 4.0 em Bilbao e outro em Valência com foco em Utilidades e Setor Público, preparando a empresa para operar internacionalmente em 2021.
Fonte: EU-Startups
Faça parte da nossa comunidade de investidores, abra a sua conta grátis!
Pingback: O Papel do Venture Capital na Expansão Internacional de Startups - Efund Investimentos