Aviso de Riscos do Investimento
Aviso de Riscos
É extremamente importante que todos os itens deste Aviso de Risco, aqui descritos, sejam lidos com atenção.
Somente invista em negócios publicados na plataforma, se você possuir conhecimento suficiente para entender esses riscos e para tomar suas próprias decisões de investimento. Caso necessite de aconselhamento sobre investimentos ou sobre os termos dos documentos apresentados nesta plataforma ou relativos a investimentos, deverá consultar um profissional adequado, tal como consultores de investimento, advogados e contadores para que o possível investidor tenha plena ciência dos riscos envolvidos.
Qualquer investimento em empresas na etapa inicial implica riscos financeiros significativos, inclusive de perda do capital investido. Recomendamos fortemente aos investidores investir apenas uma porcentagem pequena de todo seu patrimônio. É altamente recomendável a diversificação de seus investimentos, com objetivo de construir uma carteira de ativos conservadores.
Ainda afirmamos que toda atividade empresarial possui riscos inerentes ao próprio mercado, incluindo situações macro-econômicas, guerras, crises, alterações legislativas, dentre outras absolutamente imprevisíveis neste momento, mas que, ainda que improváveis, podem ocorrer.
Riscos a serem observados:
1. Perda de Capital:
A maioria das startups não atingem o sucesso esperado nos primeiros anos, o que implica a perda de parte ou todo o valor investido. É importante destacar que caso a Empresa Investida se torne insolvente, há grande probabilidade que os valores investidos NAO SEJAM DEVOLVIDOS, isentando a Efund de qualquer responsabilidade neste sentido.
2. Falta de Liquidez:
Não existe mercado secundário dos valores mobiliários, assim o investidor pode enfrentar dificuldades em vender seus valores mobiliários à terceiros, seja em razão da sociedade empresária de pequeno porte não estar registrada na CVM ou por não serem admitidos à negociação em mercados regulamentados.
3. Dividendos:
Os titulares da Nota Conversível em Ações, não terão qualquer direito a receber dividendos das Empresas Investidas. Vale ressaltar que é improvável que a empresa investida pague dividendos, por ter como meta o reinvestimento dos lucros para o seu crescimento.
4. Diluição:
Qualquer investimento feito em Startups pode estar sujeito à diluição no futuro. Isto significa que a porcentagem de participação da Empresa Investida que você tem direito por ter investido pode ser reduzida se a empresa decidir aumentar seu capital social e emitir mais cotas, ações, contratos de opção, ou títulos similares para investidores ou terceiros no futuro e o investidor não adquira nova participação proporcional dessas novas cotas, ações ou títulos conversíveis.
5. Crédito da Empresa investida:
A empresa investida poderá, para financiar suas atividades, emitir títulos representativos de dívida, para pagamento futuro. Inclusive, os próprios títulos em que você investir podem vir a ser título representativos de dívida, dependendo do caso.
6. Posição Minoritária:
Ao investir em empresas na Plataforma Efund, o investidor poderá adquirir uma posição minoritária na sociedade empresária, que não lhe dará controle sobre as atividades da empresa, ou mesmo adquirir participações societárias sem direito de voto. O seu investimento estará sujeito aos riscos associados dessa posição de sócio minoritário e sem controle. O investidor deve considerar a influência que os controladores da empresa possam vir a exercer em eventos corporativos como a emissão adicional de valores mobiliários, alienação do controle ou de ativos, e transações com partes relacionadas, ao decidir fazer seu investimento.
7. Informações:
a) As informações fornecidas pela empresa captadora referente aos seus sócios, aspectos jurídicos, contábeis e comerciais, são de responsabilidade exclusiva da empresa e de seus sócios, de modo que a plataforma não garante a veracidade das informações. Cabe ao próprio investidor realizar sua própria análise e investigação sobre os documentos apresentados pela Empresa Investida;
b) As empresas que captarem recursos via Efund, são sociedades empresárias de pequeno porte que não são registradas na CVM, de maneira que pode não haver prestação de informações contínuas pela sociedade após a realização da oferta.
8. Conversão em Sociedade Anônima:
Não existe obrigação, definida em lei ou regulamentação, de que uma sociedade empresária de pequeno porte que não seja constituída como sociedade anônima em transformar-se neste tipo de sociedade. Ou seja, você pode estar investindo em uma empresa com a expectativa de que ela se converta no futuro em sociedade anônima, mas pela falta de obrigação legal ou regulamentar ela pode acabar não se convertendo.
9. Outros riscos:
a) Devemos ainda apontar a necessidade de o investidor analisar com cautela todas as informações sobre as Empresas Investidas, especialmente no que se refere aos seus planos de negócio e como pretendem evoluir no Mercado. O investidor deve entender que não é aconselhável tomar qualquer decisão de investimento se baseando em expectativas e previsões, que não têm qualquer garantia de concretização;
b) não existe garantia de que as oportunidades de investimento veiculadas na nossa plataforma deem retorno do valor investido;
c) a CVM não analisa e também não garante a veracidade das informações prestadas pelas empresas com ofertas em divulgação em nossa plataforma;
d) As informações contidas na plataforma não podem ser interpretadas como recomendações de investimentos, não possuem garantia de retorno nem qualquer proteção sobre o valor investido;
e) a Efund e seus colaboradores não terão qualquer responsabilidade de qualquer natureza perante terceiros, especialmente no que se refere aos riscos de prejuízos, custos, reclamações ou danos relacionados aos investimentos realizados por meio da plataforma Efund para os fins que esta se destina.
10. Advertência:
– A sociedade empresária de pequeno porte e a oferta apresentada nesta plataforma estão automaticamente dispensados de registro pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
– CVM não analisa previamente as ofertas.
– As ofertas realizadas não implicam por parte da CVM a garantia da veracidade das informações prestadas, de adequação à legislação vigente ou julgamento sobre a qualidade da sociedade empresária de pequeno porte.
– Antes de aceitar uma oferta leia com atenção as informações essenciais da oferta, em especial a seção de alertas sobre riscos.