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NRF 2024 Nova York

Salve meus caros leitores. Vou trazer neste artigo um tema de imenso interesse para todos vocês, uma reflexão na dificuldade que estamos tendo em inovar de forma geral. Recentemente tivemos a NRF 2024 em Nova York que mostra as tendências do varejo(físico e eletrônico) e o que vimos foram

Repetições de temas recorrentes no varejo físico:
Estreitamento do relacionamento com o cliente;
Captação de dados;
Criação de programas de fidelidade simples e customizados;
Mídia individualizada em loja devido ao uso de dados de clientes com customização;
E melhoria da experiência do cliente baseado nos pontos de interação e histórico de compras suportado por algoritmos;

Para minha decepção, mostraram soluções como a mudança de luz dentro de um provador para o cliente ter a percepção do uso noturno e diurno da roupa que se está provando e um exemplo mais positivo da seleção das peças em uma televisão dentro da loja que serão enviadas e entregues no provador 2 para que o cliente vá ao provador 2 e as prove.

Como está difícil inovar no varejo físico!!!

E sabemos que no pós pandemia o cliente está ávido pela volta do contato físico nas lojas, por isso as vendas via e-commerce tiveram um ajuste de queda na última Black Friday.

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No entanto, destaco a temática emergente da inteligência artificial, uma ferramenta que promete revolucionar tanto o varejo físico quanto o eletrônico e onde foi dedicado tempo do evento. Ainda assim, diferenciar entre o que é escalável e o que é apenas uma moda passageira(hype) nesse campo é um desafio.

Acompanho, muito de perto, startups, suas teses e suas operações, às vezes atingindo a escalabilidade e outras vezes não tendo sucesso e minha conclusão é simples, a inovação ocorre em maior quantidade aqui e aqui está nosso novo mundo de oportunidades!

Como já foi falado anteriormente em outras newsletters, temos 4 fases de evolução em uma startup: Ideação, Produtização(MVP), Tração e Escalabilidade. A última associada ao sucesso do negócio. Nesse novo mundo de oportunidades, as startups têm se destacado, testando rapidamente suas ideias na fase do MVP(Produto Viável Mínimo), e ouvindo os feedbacks dos clientes para adicioná-los na evolução dos produtos.

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Poucas conseguem manter-se fiéis à ideia original, mas é essa capacidade de adaptação que impulsiona a verdadeira inovação. São exemplos de ampliação do ecossistema ou mudança do core(Gympass, Quinto Andar, Mercado Livre, Contabilizei, Botnicks e etc.).

Ultimamente conversei com e-commerces segmentados, ferramentas de inteligência para estoque, revenda de produtos usados, agricultura regenerativa, empresa de renegociação de dívidas, bancos digitais de inserção social, chatbots para RH, IA e etc e diante desse panorama desafiador, é imperativo que as empresas explorem novas abordagens, abracem a inovação de maneira estratégica e estejam dispostas a se reinventar. Somente assim poderemos superar as barreiras e criar experiências memoráveis para os clientes neste cenário em constante transformação.

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