MWC 2024 Barcelona

Saudações, caros leitores! Neste artigo, darei continuidade ao tema abordado anteriormente, apresentando o panorama das inovações nas principais feiras ao redor do mundo. Hoje destacarei o MWC 2024 em Barcelona.

A feira mais relevante para o setor de Telecomunicações alterou o perfil de seus expositores e ampliou seu público.

Anteriormente focada em tecnologia como 4G/5G, Iot(plataformas, sensores, conectividade), Edge Computing, novos aparelhos celulares, novas funcionalidades nos aparelhos, novos modens e roteadores, etc. Afinal o nome da feira é Mobile World Congress!!!! Hoje grande parcela da feira está centrada em startups associadas ao Open Innovation e temas periféricos da cadeia, incluindo a Inteligência Artificial (IA) que foi a vedete da feira.

Na edição de 2024, a feira abordou, logo em sua abertura, a necessidade da colaboração entre as operadoras e o crescimento sustentável de maneira impactante. A ênfase foi dada às ações de ESG realizadas pelo setor, visando atrair e fidelizar clientes mais conscientes. Segundo Mats Granryd, diretor geral da GSMA, que participou da abertura, ainda existem 3,4 bilhões de pessoas não conectadas ao mundo digital, enquanto 4,6 bilhões já estão. A sustentabilidade foi apresentada como uma porta de entrada para a inclusão social dessa parcela desassistida.

livro investir startups vencedoras

Um exemplo da sustentabilidade que foi apresentado é o consumo de energia gerado pelo setor de TI representando 7% do consumo mundial e em crescimento. Empresas de cloud, impulsionadas pelo aumento da demanda, contribuem significativamente para esse consumo.

Duas curiosidades as 3 maiores empresas de cloud dobraram seu faturamento comparando 2023X2022 e a Amazon Cloud (AWS), por exemplo, já é a principal fonte de receita do grupo, e o uso de Data Centers torna-se cada vez mais necessária nesse mercado de conectividade real time em expansão.
Segue abaixo um resumo das principais inovações apresentadas:

Lenovo: Protótipo de Laptop onde a tela é transparente, capaz de interagir com o ambiente via câmera traseira, proporcionando uma experiência de realidade virtual.
Xiaomi: Cão robô que identifica seus donos pela voz ou por imagem e que assim como a Alexa está conectado a outros dispositivos domésticos. A Xiaomi também apresentou seu carro elétrico, o SU7.
Motorola: Novo celular flexível que pode ser usado como uma pulseira no pulso.
Samsung: Galaxy ring, um dispositivo que monitora e coleta dados de saúde do usuário.
Alef Aeronautics: Carro voador que voa de lado e transporta duas pessoas.

Fica evidente que as funcionalidades antes restritas aos celulares têm potencial para expandir-se para além desses dispositivos, incluindo tradutores de línguas incorporados em roupas, óculos de interação com o ambiente e etc, além de novos designs para os celulares.

Essa evolução lembra cenários futurísticos, como os retratados na série “Upload” da Amazon Prime Video.

Que aborda um mundo tecnológico em que smartphones e computadores são basicamente hologramas, carros autônomos e elétricos são seguros, e os alimentos são impressos em 3D.

Para concluir, o tema do IA que deixei por último foi a grande sensação do evento. Somente a Deustche Telekom mencionou que possui 400 profissionais dedicados ao estudo e impulsionamento de negócios relacionados ao tema. Era esperada a atenção a este tema.

A Microsoft aproveitou o evento para anunciar a disponibilidade de seus modelos de IA para todos os desenvolvedores, promovendo a criação de soluções por parte de diversos profissionais. A discussão sobre o uso ético da IA continua ativa, com a expectativa de regulamentações globais e nacionais surgindo rapidamente. No Brasil, por exemplo, já vemos regulamentações para o uso da inteligência artificial nas eleições municipais de outubro de 2024.

Sandro Paiva é um executivo com mais de 20 anos na área de Novos Negócios, Marketing e Inovação atuando em Estratégia e Operacionalização de Novas Unidades de Negócios e Produtos. Formado em Administração de Empresas com MBA em MKT e especialização em Transformação Digital. Atuou em empresas globais e startups.

livro sobre diversificação de investimentos efund