Este é um tópico que aborda o investidor iniciante que deseja ter um futuro financeiro mais tranquilo e consciente, e que busca entender o mercado no intuito de investir parte dos seus ganhos mensais com investimento a longo prazo.
Naturalmente o investidor iniciante é bombardeado de informações ao realizar uma simples pesquisa na internet, que retornam desde uma simples explicação de como investir em renda fixa até tutoriais de como fazer milhões em poucos anos a partir de praticamente um salário mínimo investido.
Mas qual perfil de investidor seguir entre tantos?
A resposta é, o que te deixa mais confortável para o momento que você esta vivenciando. O ideal é o investidor iniciante realizar uma pesquisa rápida e estudar um pouco mais profundo a modalidade que se encaixa melhor em seus critérios e no seu momento financeiro, e com mais tempo e dedicação, mais informações sobre outros tipos de investimento chegarão até você.
É muito importante compreender os riscos, e avaliar que parte do seu patrimônio você está disposto a usar para correr cada risco, até mesmo O investimento a longo prazo.
Deixar o dinheiro na poupança até decidir onde investir com maior rentabilidade é uma boa opção, pois por mais que a aplicação não alce bons rendimentos, é um aporte seguro e de alta liquidez que nos dá tempo para estudar outras possibilidades melhores.
O importante é o investidor iniciante não aportar sem critério próprio e conhecimento básico, e acabar precisando do dinheiro que está investido em um investimento a longo prazo e que não possui a possibilidade de saída (baixa liquidez) sem ter algum prejuízo. Ou até mesmo investir em “oportunidades” oferecidas sem orientações completas e sem estudo por parte do investidor e acabar perdendo tudo.
Investir não deve ser uma dor de cabeça para o investidor iniciante ou trazer preocupações desnecessárias no dia-a-dia e sim uma solução de fácil acesso e descomplicada.Independente da modalidade de investimento, renda fixa ou renda variável, ele deve trazer consigo itens para uma vida simples:
O conhecimento agregado:
Estudar e entender como funciona as modalidades de investimentos existentes no mercado, agrega valor na vida financeira e por consequência abrem portas que jamais saberíamos que existiam, além de nos instruir para novas modalidades.
É necessário entender que o mercado esta cheio de produtos que são objetos de meta de vendedores ou somente direcionado ao interesse de quem esta ofertando ao mercado, com vários tipos de taxas e impostos para sair ou aportar, com baixa liquidez, com riscos inerentes ao modelo, mas que não são explícitos na forma real, muitas vezes sem informações claras e concisas em um contrato com dezenas de páginas.
Neste ponto, a internet é uma ótima ferramenta de pesquisa, por mais que ela seja um universo de informações para todos os assuntos e gostos, se procurarmos com foco no que é interessante e nos locais corretos, podemos encontrar muito material de qualidade na área de investimentos e explicações completas daquilo que procuramos entender.
A consciência tranquila:
É o sossego de quem agrega conhecimento e dedicação para encontrar a melhor opção no mercado e investir da melhor maneira possível, usufruindo da diversificação de investimentos, aumentando as chances de obter paz e beneficiando a saúde mental.
Alguns pontos importantes sobre investir com tranquilidade e simplicidade:
– Avaliar sempre outras possibilidades de investimentos;
– Estudar as diversidades e avaliar os riscos de cada modalidade;
– Nunca utilizar o dinheiro do seu dia-a-dia para investimentos e não utilizar os investimentos para despesas ou situações de emergência do dia-a-dia;
– Quitar dívidas, isso inclui financiamentos, (não tem sentido pagar juros maiores do que o que se recebe através de investimento);
– Construir e sempre manter uma reserva de emergência, em aplicações com alta liquidez, antes de iniciar qualquer carteira de investimentos.
Aportes mensais + tempo:
Os aportes mensais trazem a oportunidade de aumentar o capital do investidor iniciante. Dando a opção de investir em produtos diferentes todo mês, de forma a reduzir os riscos e perdas futuras através da diversificação.
O tempo de investimento que contabiliza juros sobre juros, somado aos aportes mensais, se tornam uma dupla assertiva para se alcançar bons ganhos no futuro.
Segmentando o patrimônio
Apesar de se falar muito em perfis de investidor, o ideal é exercer todos os perfis dentro de porções segregadas do patrimônio total, lembrando que este tipo de atuação exige conhecimento e prática no mercado de investimentos.
– Utilizando o perfil de investidor agressivo. Pode-se utilizar uma pequena porção do patrimônio. Desde que seja admitida a possibilidade de perda parcial ou por completo deste investimento, em busca de alta rentabilidade. Temos que ter em mente que, em geral, os riscos são proporcionais aos rendimentos.
– Uma porção um pouco maior do patrimônio pode seguir utilizando o perfil de investidor moderado. Nesse caso, os rendimentos podem ser mais atrativos que um perfil conservador e com menos riscos que um perfil agressivo. O que também não afasta a possibilidade de não alcançar os ganhos esperados.
– Por fim, uma porção com a maioria do seu patrimônio pode utilizar o perfil conservador. Nessa situação você terá o mínimo de rentabilidade e riscos, porém conseguirá calcular os rendimentos previamente.
Para conseguir investimentos rentáveis, não existe formula mágica, aposta ou garantia de recebimento futuro. Tudo depende de uma série de fatores e muitas vezes fora do controle humano. O que pode ser feito é mitigar os riscos através de estudo, diversificação, aporte mensal + tempo e se orientar através da razão. Onde, qual porção do seu patrimônio, você está disposto a arriscar para cada modalidade.
É o investimento a longo prazo é necessário entender o que estamos fazendo e onde queremos chegar, e a base de tudo isso é a dedicação e o estudo.
Faça parte da nossa comunidade de investidores, abra a sua conta grátis!