A Diferença entre as formas de investimentos em startups

Ainda acontece muita confusão na definição de algumas formas de investimentos em startups, mas fique tranquilo, hoje te explicaremos a diferença entre as formas de investimentos em startups.

Porém, para investidores e empreendedores, é fundamental entender o papel e a importância de cada uma dessas modalidades no mercado. É a partir desse conhecimento que cada um vai definir o que mais precisam naquele momento.

O que é investimento anjo?

Essa é uma das fomas de investimentos em startups que vai muito além da aplicação financeira. Esse é um tipo de investimento feito por pessoas físicas que possuem o próprio capital e querem investir em uma empresa com promessa de crescimento. Empresários, executivos e profissionais liberais são os investidores que possuem conhecimento total sobre negócios ou sobre o mercado que aquela startup está inserida. A bagagem que esses profissionais carregam sobre negócios faz muita diferença para uma startup em fase de crescimento.

O investidor anjo faz uma aplicação alta na empresa e ainda gera valor para o empreendedor através do seu conhecimento de mercado, vasta experiência em negócios e uma rede de relacionamento útil. Ou seja, ele se torna mentor e conselheiro de negócios do empreendedor, que vai muito além de um investimento de capital alto.

livro investir e mentor de startups efund investimentos

O que é aceleradora?

O objetivo de uma aceleradora é ajudar negócios a desenvolverem e crescerem mais rápido. E essa ajuda chega através de apoio financeiro, mentorias, muito conhecimento, local de trabalho, rede de relacionamento que dificilmente teriam acesso, entre outras várias atividades quem fazem muita diferença. Tudo isso é feito até que a empresa atinja o ponto de equilíbrio, ou seja, quando a empresa mantém o negócio com receita vinda dela própria.

Mesmo que não seja frequente, a aceleradora pode fazer alguns investimentos financeiros no negócio e, quando isso acontece, geralmente ela se torna uma das sócias até que o valor investido seja devolvido.

Uma característica importante nessa modalidade, entre as formas de investimentos em startups, é o fato de ser criteriosa na escolha de um negócio para apoiar, justamente por procurar um que tenha potencial de crescimento rápido.

O que é Equity Crowdfunding?

Aqui vemos de fato a diferença entre as formas de investimentos em startups

Mais uma modalidade, entre as formas de investimentos em startups, que permite um investidor ter participação em uma startup de um jeito mais fácil através de financiamento coletivo online. Esse investimento é feito por meio de uma plataforma de Equity Crowdfunding logo após a startup disponibilizar o valor de capital necessário para investimento. O investidor que tiver o capital solicitado realiza um cadastro na plataforma e já pode começar a investir na empresa.

Uma característica importante e que faz muita diferença na modalidade de Equity Crowdfunding é o valor baixo para investimento. Com mil reais já é possível ser um investidor, o que antes era praticamente impossível. Além disso, o investidor tem a facilidade em fazer todo o processo em casa e depois continuar gerenciando o seu investimento sozinho sem precisa da ajuda de um gestor por trás.

Equity Crowdfunding é muito vantajoso para quem quer se tornar sócio de uma startup com potencial de crescimento, isso permite uma resposta positiva no futuro, já que a startup pode crescer trazendo um retorno alto.

Corporate Venture Capital

Mais uma diferença entre as formas de investimentos em startups

Modalidade ainda em crescimento, mas já pode ser considerada uma forma bem evoluída quando se trata de relacionamento entre startups e grandes empresas. Além do investimento na empresa-mãe e no fortalecimento interno na área de Pesquisa e Desenvolvimento. O investidor permite acesso a novas tecnologias e modelos de negócios novos que rompem padrões do mercado.

O objetivo dessa modalidade de investimento é trazer inovação para as startups, acessos a novos modelos de negócios, ajudam a buscar parcerias e as empresas que investem buscam um grande retorno financeiro.

Venture Capital

Está uma das formas de investimentos em startups que é aplicado em startups mais avançadas, pequenas e médias empresas e que possuem grandes chances de crescimento e alta rentabilidade.

No Venture Capital o investidor torna-se sócio da empresa e participa da gestão, o objetivo é dar todo o suporte necessário, que acontece através de participação acionária ou aquisição de direitos de participação, que geralmente é minoritária.

O investidor oferece todo o apoio financeiro, com uma parceria bem próxima com todos os sócios da startup. Além disso, ele pode trazer executivos com experiência para ocupar determinados cargos. O foco é no crescimento ainda mais veloz daquela startup e o retorno mais rápido do seu investimento.

A diferença entre essas formas de investimentos em startups:

Depois de entender mais sobre a Diferença entre as formas de investimentos em startups, é importante o momento de conhecer as principais diferenças entre elas.

Investimento anjo: Investe com o próprio capital e oferece muito mais que apenas dinheiro. O investidor anjo agrega com sua vasta experiência no mundo dos negócios, do mercado e com sua rede de relacionamento. Não é ter um sócio, é ter um mentor para acompanhar e mostrar o caminho.

Aceleradora: Tem uma exigência a mais na hora de escolher qual negócio vai investir. E isso acontece porque seu objetivo é bem claro: querem uma startup com alto potencial de crescimento. Nem sempre realizam investimento de capital, mas sim de conhecimento.

Equity Crowdfunding: Indicado para startups que buscam capital baixo comparado a outros negócios e aceitam capital de vários investidores pequenos. Para os investidores é uma oportunidade de investir pouco e ter um resultado positivo com o crescimento do negócio.

Corporate Venture Capital: Investimento de grandes empresas em startups, que além do financeiro, permite que esses negócios tenham acesso a modelos fora do padrão, ou seja, mais inovadoras. Além disso, as startups têm acesso a novas tecnologias fornecidas pelas empresas de investimento.

Venture Capital: O investidor, além de aplicar o dinheiro, passa a fazer parte do quadro societário. Ele compartilha a gestão com o responsável do negócio investido.

Continunando

Para receber esse tipo de investimento a startup normalmente deve estar em um nível mais avançado e as métricas para seleção são bem rígidas para chegar à aprovação.

Diferença entre as formas de investimentos em startups foi mais um dentro de tanto conteúdos que te oferecemos.

Com as definições sobre Investimento Anjo, Aceleradora, Equity Crowdfunding, Corporate Venture Capital e Venture Capital. Fica bem mais fácil para o investidor saber exatamente quais dessas formas de investimentos em startups combina mais com o seu perfil. Além disso, os empreendedores podem definir qual é o melhor tipo de investimento para o seu negócio.

Faça parte da nossa comunidade de investidores, abra a sua conta grátis!

cadastro investidor efund investimentos