Muitos empreendedores têm o sonho de conseguir um grande investidor para o seu negócio. Você tem o MVP de um produto/serviço incrível, montou um belo plano de negócios e detalha de forma cirúrgica como você irá usar o dinheiro do investimento para crescer e com isso, convencê-lo a entrar como sócio.
Muito bem, você conseguiu convencê-lo a entrar no captable do seu negócio e o dinheiro entra na conta da empresa.
Aí você começa a executar o plano de investimento de acordo com o planejado e acredita que o dinheiro será o suficiente para tudo acontecer sem maiores desafios.
Vou te contar algumas experiências e o desafios que já passei e que o dinheiro não resolverá tudo.
Listo aqui os principais erros e desafios mais comuns de quem captou pela primeira vez (inclusive a minha própria experiência) e como isso pode queimar o seu caixa rapidamente:
Contratar pessoas erradas
Com o dinheiro do investimento já na conta do banco, uma das primeiras coisas que fazemos é sair contratando para conseguir executar o plano de negócio. Nessa pressa de contratar, acabamos cometendo alguns erros.
A maioria dos empreendedores com quem eu já conversei já teve problema com contratações erradas assim como eu. Alguns motivos para isso ocorrer:
Profissionais muito técnicos sem experiências de gestão
É comum acreditar que pessoas com muita experiência técnica podem liderar times, principalmente dentro da área de tecnologia. Depois de anos de experiências, percebi que muitos excelentes técnicos não são bons gestores, mas apenas excelentes técnicos. Ser gestor exige ter habilidades soft skills que em muitos casos, tem relação com o perfil humano (e não técnico) do profissional.
Profissionais desalinhados com a cultura da empresa
Trazer profissionais apenas porque ela tem um belo histórico de carreira não significa que ela irá se adaptar com a cultura da sua empresa, principalmente se ela veio de uma empresa de grande porte. As culturas de uma startup e de uma empresa de grande porte são bem diferentes principalmente em ter que colocar muito a “mão-na-massa”.
Profissionais com muita teoria técnica, mas que não sabem executar.
Contratar profissionais que no currículo e na entrevista, demonstram muito conhecimento técnico também pode ser uma “roubada”. Já trabalhei com vários profissionais que apenas tinham na teoria o conhecimento técnico e não conseguiam viabilizar a entrega projeto. E este é um perfil que não ocorre apenas na área de tecnologia, mas também em outras áreas da empresa como vendas e operações.
Como a maioria dos empreendedores ainda não tem um RH, o melhor caminho para errar menos na contratação de pessoas é tentar contar com uma boa consultoria em RH, pegar feedbacks das empresas por onde o profissional já trabalhou, checar as realizações já feitas pelo profissional e usar o “feeling” pessoal.
Ao contratar errado, acabamos queimando caixa, não conseguir entregar o que foi planejado e com isso, tendo que recomeçar novamente (fora o tempo desperdiçado).
Perder a qualidade de entrega do produto/serviço
Como agora você precisa crescer rápido, o seu foco é vender mais para bater as metas e com isso, entregar o que foi prometido ao seu investidor. O cuidado aqui é não vender a “qualquer custo” e perder o controle da qualidade do produto/serviço e principalmente com o atendimento. Muitas vezes, o crescimento das vendas não está alinhado com a estrutura necessária para acompanhar a qualidade de entrega esperada pelo cliente (ex.: suporte, time de tecnologia, processos bem estruturados e implementados) e isto acaba impactando a entrega e gerando insatisfação e consequentemente, cancelamento do contrato (o famoso “churn”).
Outro ponto de atenção é o produto não estar 100% finalizado e ter que ser entregue de qualquer jeito porque foi prometido pelo time de vendas.
Perder o controle da gestão financeira
A área financeira é uma das áreas mais sensíveis da empresa. Como muitos empreendedores não tem um CFO quando começam o negócio, acabam “terceirizando” este trabalho com os seus contadores ou contratando analistas financeiros sem experiência (juniores). E para complicar, o empreendedor pode não ter a experiência com gestão e planejamento financeiro e com isso, não conseguir validar se os números da empresa estão corretos ou não.
O maior risco aqui é, por falta de experiência e gestão financeira adequada, perder o controle financeiro e descobrir que o seu caixa está acabando mais rápido por problemas de má gestão.
Encontrar um bom CFO não é fácil até por também ser um dos cargos com salário mais alto da empresa, mas é necessário e extremamente importante ter um profissional desse para cuidar do dia a dia da área financeira do negócio.
Hoje é uma das áreas da empresa que eu colocaria como uma das prioridades que todo negócio deve ter já desde a primeira captação.
Perder a cultura da empresa
É natural que com o rápido crescimento da empresa, você tenha que reforçar constantemente a cultura da empresa para todos os colaboradores, principalmente os recém-contratados que estão entrando rapidamente na empresa.
Deixar a cultura se perder por conta do crescimento da empresa é um dos fatores que pode gerar diversos problemas futuros como desalinhamento interno entre as equipes e turn-over entre os colaboradores.
Uma dica é ter reuniões mensais ou no máximo a cada dois meses com todos os colaboradores para reforçar a importância da cultura construída e como ela é importante para a construção do negócio.
Não acompanhar e revisar a estratégia da empresa
Ter um planejamento estratégico impecável não garante que a empresa atingirá todas as metas se o CEO e o time não acompanhar os indicadores de execução constantemente. Aqui é importante criar um “ritual” de acompanhamento semanal ou no mínimo quinzenal para verificar se o plano está sendo executado, o que não está funcionando e ajustá-la se necessário.
Além disso, também é importante que as métricas de desempenho do negócio (ex.: OKR’s) estejam bem alinhadas com todos os times.
Desafios em Vendas
Uma outra área que costuma ser um dos principais desafios no crescimento do negócio, pós-captação, é o de vendas. Alguns dos motivos para ter dificuldades em conseguir gerar tração e crescimento das vendas:
Estratégia de go-to-market não muito bem estruturado ou validado;
Falta de profissionais especialistas em vendas – aqui é onde encontrei o maior desafio (como fundador e como advisor em outras startups;
Product-market-fit não alcançado;
Independente de onde está o desafio, o importante é rapidamente entender a causa e ajustar a estratégia ou corrigir o problema.
Desalinhamento com os sócios
Este é um dos desafios que também acontece com crescimento acelerado da empresa. O motivo é que sempre existirá algo dentro do plano que não irá dar certo e em alguns casos, cada sócio costuma ter uma visão sobre o problema e uma possível solução. Aqui não tem segredo, é sempre usar a razão sobre a emoção e tomar as decisões certas e em conjunto.
A realidade é que não é fácil e já vi muitos casos em que este desalinhamento levou ao rompimento de sociedades.
O crescimento da empresa é acompanhada por novos desafios que irão surgir diariamente, mas é importante ficar atento às áreas mais importantes da empresa como: gestão de pessoas (RH), financeiro, produto e atendimento ao cliente.
Pode não parecer, mas é muito fácil cair em algumas das armadilhas acima, principalmente quando se consegue o primeiro investimento e sem ter tido a experiência passada de escalar um negócio.