A renda fixa é uma boa opção para o novo investidor que quer dar os primeiros passos na busca de diversificação de investimentos, entenda o que é a renda Fixa. E também procurar entender um pouco mais sobre o mercado de investimentos.
Ela funciona como um empréstimo que o investidor realiza para uma instituição financeira, banco ou governo, e que através deste recurso financiam projetos e mantém as suas atividades, em troca, estas instituições devolvem o dinheiro com correção de juros que foi predeterminada na aquisição do produto pelo investidor.
Entenda a renda fixa e como ela proporciona maior conforto e segurança ao investidor e é de fácil intendimento, pois possui uma rentabilidade previsível. Onde no momento da escolha do produto, o investidor já verifica qual será a rentabilidade e se também está atrelado a algum índice, e dependendo do tipo de investimento, também podem ser assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Fale com nossos especialistas em Investimentos e entenda a renda fixa na sua diversificação.
Alguns produtos oferecidos no mercado:
– Poupança;
– Tesouro direto;
– CDB;
– LCI/LCA;
– Debêntures;
– Letras de câmbio;
– CRI/CRA;
– Fundos de investimentos.
A rentabilidade da renda fixa pode variar dentro das várias opções de produto e conforme o índice a ela atrelado:
CDI: O principal índice de referência utilizado, (Certificado de Depósito Interbancário), que em resumo é a taxa que lastreia as operações entre bancos, como se fosse um empréstimo entre bancos dentro de 24 horas.
IPCA: O índice de inflação, (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), ele considera a maior parte da população e aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática) realiza um levantamento mensal considerando locais, preços e regiões pré-definidas, e compara com o levantamento realizado no mês anterior, numerando o índice que representa esta variação.
SELIC META:
A representação da taxa básica de juros da economia brasileira, (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), a SELIC META é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária), vinculado ao Banco Central, esta taxa tem como objetivo ser a referência para operações financeiras, utilizada como controle de inflação e base de cálculo das outras taxas de juros da economia brasileira.
SELIC OVER: É a taxa real utilizada nos investimentos, ela é calculada na prática, resultado de uma média ponderada de todas as operações diárias e entre bancos que a utilizam e estão sob o lastro de títulos públicos, podendo variar diariamente. Portanto o Banco Central intervém no mercado sempre que a taxa SELIC OVER se distância da taxa SELIC META, através de compra e venda de títulos.
FGC: O Fundo Garantidor de Crédito é uma associação sem fins lucrativos que tem como propósito contribuir para a confiança das pessoas no sistema financeiro nacional. Ela assegura os investimentos realizados em operações cobertas de cada pessoa contra a mesma instituição associada, ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro, será garantido até o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) limitando o saldo existente. (Fonte: https://www.fgc.org.br.
Para uma completa instrução, vale a pena ler os termos e os investimentos cobertos no site do FGC.
TR: A Taxa referencial é utilizada para índice de reajuste, o cálculo é feito pelo Banco Central com base nos juros dos CDBs. Contudo, entendemos uma fórmula especifica da TR é utilizada para que não permita que o cálculo seja negativo, considerando o menor valor como zero.
Poupança
A caderneta de poupança é o modelo mais tradicional de renda fixa, é uma conta bancária de fácil acesso e com alta liquidez, onde o rendimento dos juros é contabilizado mensalmente, o chamado aniversário da poupança, ou seja, o montante depositado fará aniversário 30 dias depois da data do seu depósito.
Cada aplicação realizada em datas diferentes terá a sua própria data de aniversário relativo ao valor depositado, possibilitando uma única conta ter várias datas de aniversário.
Se o valor for sacado antes do aniversário, o rendimento não é efetuado.
A poupança rende em acordo com a taxa SELIC e a TR (Taxa Referencial) seguindo a seguinte regra desde 2002:
– Selic igual ou abaixo de 8,5% = Rendimento de 70% da SELIC + TR
– Selic acima de 8,5% = Rendimento de 0,5% + TR
Tesouro Direto
O tesouro direto é um título publico disponibilizado para compra e venda para pessoas físicas, e é totalmente online. É como um empréstimo que o investidor realiza para o governo em troca de rendimento em um prazo determinado.
Findo o prazo o investidor recebe o valor preestabelecido na compra, contabilizando a variação do índice a ele atrelado.
Existem cinco tipos de tesouro:
– Tesouro SELIC que acompanha a variação da SELIC;
– Tesouro prefixado, onde a taxa é informada no momento da compra;
– Tesouro prefixado, onde a taxa é informada no momento da compra e que paga juros semestrais;
– Tesouro IPCA que acompanha a variação o IPCA;
– Tesouro IPCA que acompanha a variação o IPCA e que para juros semestrais.
Os investimentos podem ser realizados através de corretoras, banco e do site do Tesouro Direto.
CDB
O Certificado de Depósito Bancário. É um produto oferecido por bancos onde o investidor empresta o dinheiro ao banco em troca de rendimento em um prazo determinado.
Findo o prazo determinado, o investidor recebe o valor acordado na contratação. A contratação pode ser realizada através de corretoras e bancos.
LCI/LCA
As Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito do Agronegócio funcionam como uma captação de recursos. Através de investidores que são direcionadas para o financiamento de atividades no setor imobiliário e no setor de agronegócio respectivamente.
Podem ser prefixado com taxa determinada na contratação ou pós-fixado com taxa atrelada ao CDI ou IPCA.
Findo o prazo determinado, o investidor recebe o valor acordado na contratação. A contratação pode ser realizada através de corretoras e bancos.
Debêntures
Esta modalidade de investimento tem como principio a emissão de títulos por empresas privadas de sociedade anônima para captação de recursos necessários para expansão, projetos, pagamento de dívidas, etc.
Existem duas modalidades:
– Debêntures conversíveis, que permite conversão em ações da empresa;
– Debêntures simples, que não permite a conversão em ações da empresa.
Esta categoria de investimento pode ser remunerada através dos índices CDI, IPCA e taxa fixada.
Findo o prazo determinado, o investidor recebe o acordado na contratação. A contratação pode ser realizada através de corretoras e bancos.
Letras de câmbio
É um título de crédito disponibilizado por instituições financeiras, funciona de maneira similar ao CDB, onde o investidor empresta o dinheiro à instituição financeira em troca de rendimento em um prazo determinado.
As Letras de câmbio podem ser prefixado com taxa determinada na contratação, pós-fixado com taxa atrelada ao CDI ou IPCA ou híbridas fixando parte da rentabilidade em CDI e atrelando também a variação do IPCA.
Findo o prazo determinado, o investidor recebe o acordado na contratação. A contratação pode ser realizada através de corretoras e bancos.
CRI/CRA
Certificado de Recebíveis de Imóveis e do Agronegócio são semelhantes ao LCI / LCA respectivamente, O CRI e o CRA são emitidos diretamente pelas empresas e negociados por meio de securitizadoras.
As securitização de um CRI/CRA permite que dividas relacionadas a imóveis e ao agronegócio sejam transformadas em valores negociáveis com investidores.
O CRI/CRA podem ser prefixado com taxa determinada na contratação, pós-fixado com taxa atrelada ao CDI ou IPCA ou híbridas fixando parte da rentabilidade em CDI e atrelando também a variação do IPCA.
Findo o prazo determinado, o investidor recebe o acordado na contratação. A contratação pode ser realizada através de corretoras e bancos.
Fundos de Investimento
Este tipo de investimento pode enquadrar vários tipos de produtos da renda fixa como debêntures, CDBs, e outros tipos de papeis e tem como principio contar com um portfólio diversificado e ser administrado por um gestor que normalmente cobra uma taxa de administração e também pode cobrar uma taxa de performance em casos especiais indicados pela CVM.
Findo o prazo determinado, o investidor recebe o acordado na contratação.
O investimento pode ser feito através de bancos e corretoras.
Como todo investimento de baixo risco, a renda fixa oferece ganhos baixos, proporcionais aos riscos intrínsecos a cada produto. Em tese, faz sentindo que você entenda a renda fixa. Investir uma parte do patrimônio nesta modalidade, a mesma oferece segurança, controle, estabilidade e liquidez em algumas alternativas, itens necessários para uma boa diversificação e manter o equilíbrio da carteira de investimentos.
No próximo tópico iremos dar seguimento aos modelos de investimento, iremos abordar o investimento em renda variável. Agradecemos a sua leitura em mais um tema e dessa vez. Entenda a renda fixa.
Faça parte da nossa comunidade de investidores, abra a sua conta grátis!