Todos sabemos que uma empresa precisa de dinheiro em caixa para sobreviver, mas veja como esta empresa utilizou uma rodada de Investimentos para à inovação. Em uma missão inovadora a Mirai Foods, empresa baseada em Zurich, na Suíça. Tem como objetivo acelerar a produção de alimentos sustentáveis nos âmbitos ambiental, ético e econômico com o cultivo da carne a partir de células-tronco, fornecendo carne real para consumidores sem a necessidade de abate de animais e sem modificação genética.
Através de rodadas Seed finalizadas em março deste ano. A startup levantou um total de € 3,7 milhões (equivalente a R$ 24,2 milhões), através de 6 investidores, que incluem o Family Office FRIBA Investment (Alemanha), a companhia de nutrição avançada e biotecnologia VC Skyviews Life Science (Suíça), o empresário em série e investidor em tecnologia Ulf Claesson (Suíça), a empresa de alimentos Paulig por meio de seu braço de risco PINC (Suécia) e o investidor em tecnologia Team Europe (Alemanha).
O cofundador e CEO Christoph Mayr indica que os investimentos serão utilizados para fortalecer a equipe e agilizar as pesquisas, sendo fundamental para a missão da empresa em fornecer uma carne cultivada saborosa, de alta qualidade e com um preço justo. Ele também diz que os novos parceiros além de compartilhar com a missão da Mirai Foods, também possuem grandes capacidades estratégicas e operacionais.
A empresa fundada em 2019 projeta ser líder no mercado doméstico de carne cultivada até 2030. Com um produto apreciado pelos consumidores em termos de sabor, qualidade a um preço razoável.
Na primeira fase a empresa concentrará na produção de carne bovina em pequenos pedaços. E em um estágio posterior será realizada a expansão para outros tipos de proteínas.
O intuito da Mirai Foods é cobrir toda a cadeia produtiva, incluindo pesquisa e desenvolvimento, produção, marketing e distribuição. Com objetivo de produzir uma variedade de linhas de produtos para maximizar o impacto da agricultura celular no bem-estar animal e nas metas ambientais, como por exemplo a redução dos gases estufa.
A startup deixa claro que não quer converter consumidores de carne ou concentrar seus esforços em vegetarianos e veganos. Mas sim criar uma carne com excelência e pura para todos os tipos de consumidores. Tendo sabor de carne tradicional e contendo as mesmas propriedades nutricionais ou até mesmo aprimoradas.
Stefan Catsicas, sócio-gerente da Skyviews Life Science e representante de um dos investidores vai além e indica que a carne cultivada será a principal contribuidora de um sistema alimentar global sustentável e cita que a Mirai Foods é uma das empresas líderes da próxima geração que englobam a ciência de alimentos e a engenharia de tecidos.
Fonte: EU-Startups
Posso afirmar. A inovação é o fator que tem a capacidade de facilitar um processo existente e demonstrar a real necessidade da atuação de uma startup. Suportada pelo investimento, muitas vezes a inovação não chega até o consumidor de forma direta, mas em formato de quebra de paradigma. Como este da carne que altera uma forma de consumo milenar e que colabora para alguns malefícios ambientais, o que justificaria o esforço de uma empresa em encontrar na inovação um negócio viável através de investidores e com efeitos ambientais benéficos visando um futuro melhor a todos.
Mais informações sobre a Mirai Foods em www.miraifoods.com
Faça parte da nossa comunidade de investidores, abra a sua conta grátis!