fbpx
gigi eonomy startups efund investimentos

Gig Economy e os próximos Unicórnios!

Você já se imaginou vivendo sem Uber, Ifood, 99 taxi, etc? Você já pensou como todas essas Startups facilitaram sua vida de algum modo? Você sabia que todas elas são Gig Economy? Esse ecossistema que já vinha se popularizando nos últimos tempos, está tendo uma grande aceleração e expansão nessa retomada da economia, o que está atraindo muito investimento para esse setor por parte dos Investidores Anjos e fundos de Venture Capital.

A Gig Economy é um modelo de emprego onde uma empresa contrata uma base de trabalhadores independentes que realizam uma produção específica para o negócio.

A relação de trabalho fica baseada em contratos de curto prazo e específicos à uma tarefa, ou seja, o trabalhador é contratado para trabalhar em um projeto específico que pode durar uma semana; para completar uma tarefa que pode durar alguns dias ou simplesmente para trabalhar em um turno.

livro investir startups vencedoras

Você pode até não saber o que é, mas você utiliza bastante

Nos Estados Unidos, com a maturação deste negócio, três categorias de Gig Economy se formaram:

– Mercados para talentos Premium: Plataformas como Toptal e Catalant, permitem que as empresas contratem especialistas de nicho de ponta, como: cientistas de big data, gerentes de projetos estratégicos e até mesmo CEOs e CFOs provisórios;

– Mercados para trabalhadores autônomos: Essas plataformas incluem Upwork, Freelancer e 99designs. Elas conectam trabalhadores com empresas para projetos como logotipo, traduções, design gráfico, etc;

– Plataformas para inovação de Crowdsourcing: Essas plataformas incluem nomes como InnoCentive e Kaggle. Elas permitem que as empresas publiquem problemas entre grandes comunidades e alcancem uma base ampla de pessoas para gerar soluções.

Segundo a consultoria McKinsey. Em 2019, a Gig Economy representou 1/3 da força de trabalho e em 2020 o número aumentou para 43% dos trabalhadores norte– americanos.

Já no Brasil, segundo o IBGE. 3,8 milhões de pessoas trabalham de forma informal e 17% delas adotaram as plataformas digitais como Uber, IFood e Rappi para trabalhar movimentando a economia.

Este mercado já atingiu R$ 48 bilhões e, com o fim da pandemia e retomada da economia, atraiu novos player, trazendo oportunidade para empresas, trabalhadores e principalmente Investidores.

Faça parte da nossa comunidade de investidores, abra a sua conta grátis!

cadastro de investidores na plataforma da efund investimentos