Entenda o Valuation (avaliação de empresas no português). Ele é uma ferramenta utilizada para estimar o valor de uma startup considerando alguns métodos e fatores que servirão como base para análise e abertura de captação através de Equity Crowdfunding.
Com isso é possível determinar o percentual do patrimônio, com o devido valor que a startup ofertará aos investidores na rodada de investimento. Entenda o valuation
Para isso, é importante termos os conceitos de valor, preço e custo consolidados:
– Valor: É algo abstrato e tem a ver com o benefício do item em questão, por exemplo, um par de tênis de corrida, para uma pessoa que não pratica exercícios ele é só mais um modelo de tênis, para um maratonista é um item indispensável, por isso tem maior valor.
– Preço: É a quantidade monetária paga por um item ou serviço.
– Custo: É a quantidade monetária gasta para fabricar um item ou despendida para executar um serviço.
O Valuation de uma startup não representa um resultado exato, por tratar-se de valor. Cada análise terá pesos e medidas diferentes em acordo com a experiência do grupo avaliador que pautará diferentes concepções do mercado e projeções futuras.
Para balizar uma estimativa, consideram-se fatores como:
Cenário do Mercado
Avaliando se o produto ou serviço opera em um mercado com potencial, analisando a concorrência, o espaço para expansão e os demais aspectos relacionados ao tamanho do mercado.
Tração
São consideradas as evidências de procura pelo produto ou serviço no mercado, com números conclusivos refletidos em taxa de crescimento, de modo a demonstrar que as vendas serão mantidas em alta e se o produto ou serviço foi bem aceito pelos clientes.
Desenvolvimento
Este item destaca se o produto ou serviço ainda é uma ideia, se está em desenvolvimento, se já foi desenvolvido, mas passa por estruturação ou se já é o definitivo.
Inovação
Relaciona o nível de inovação, a execução das operações e a respostas aos desafios.
Demanda para investimento
Um dos principais fatores na avaliação, pois este deve estar em equilíbrio com o que o potencial investidor procura ou a captação poderá não ter sucesso esperado.
Fluxo de Caixa Descontado (fdc)
Onde são apresentadas as características financeiras da empresa e até mesmo da organização, considerando todas as entradas (receitas) e saídas (despesas) ao longo do tempo, e onde também é feita uma estimativa de fluxo de caixa futuro. Nessa projeção, são considerados os faturamentos, custos e lucros da empresa em um dado período, baseando-se nos dados do histórico financeiro da empresa e no potencial de mercado futuro.
Cálculo da taxa de desconto
É utilizada para análise do retorno em investimentos, trazendo para o presente o equivalente de um valor futuro do fluxo de caixa, permitindo a comparação em um mesmo período.
Valor residual
Onde se estima o valor dos bens ao longo de sua vida considerando a depreciação.
Múltiplos de Mercado
É um método onde se compara o desempenho econômico e financeiro de uma startup com outras que operam no mesmo segmento e/ou com produtos ou serviços similares. Muitas vezes é difícil encontrar uma empresa com as mesmas características para comparação, ainda mais quando tratamos de algo inovador.
Valuation pré-investimento (pre-money)
É o valor total estimado de uma startup antes de uma rodada de investimento.
Valuation pós-investimento (post-money)
É a soma do Valuation pre-money com o valor total da rodada de investimentos realizada.
Considerando que futuras rodadas de captação poderão ser realizadas pela startup, deve-se pensar no equilíbrio ao ajustar o Valuation. Portanto, estabelecer um valor muito alto para uma rodada de investimento pode resultar em um aumento significativo.O valor das cotas e não atrair novos investidores. Como também poderá aumentar a diluição entre os atuais investidores, caso eles não participem da rodada atual de investimento. Agora, sim, é muito mais fácil que você Entenda o valuation.
Faça parte da nossa comunidade de investidores, abra a sua conta grátis!