Sonho da IPO. O termo original do inglês Initial Public Offering, traduzido para português para Oferta Pública Inicial. É um processo que ocorre quando uma empresa de capital fechado. Onde é formada apenas pelos donos e poucos sócios, decide oferecer uma fatia fracionada da companhia ao público em formato de ações. O objetivo é captar recursos a serem investidos na própria empresa, tornando-se assim uma sociedade de capital aberto listada na bolsa de valores.
Para o público que compra estas ações, denominado acionista, é uma forma de investir e tornar-se sócio da empresa, com a intenção de obter lucro por meio do sucesso da companhia ou até mesmo negociando as ações no mercado secundário da bolsa de valores.
A empresa que deseja realizar a abertura de capital precisa ser uma sociedade constituída sob a forma de S.A. (Sociedade Anônima), passar por uma série de etapas em um processo que pode levar alguns meses e custar alguns milhões de reais, segundo a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão – bolsa de valores brasileira) este valor pode atingir entre 2,5% a 5,6% do valor captado pela empresa.
Fonte: B3
O processo inicial contempla a análise preliminar da conveniência de abertura. A escolha do auditor independente e do coordenador líder, o mesmo funcionará em formato de projeto que compreenderá um time de planejamento e estratégia especializado para o IPO, sendo responsável pela supervisão das atividades e todos os passos elaborados conforme o cronograma de execução, onde apresentará como marco a data esperada para o lançamento da oferta inicial.
O time especializado envolve advogados, contadores, especialistas da CVM (Comissão de Valores Imobiliários) e os bancos de investimento.
Este time realizará todo o levantamento financeiro e contábil da companhia. Montando o prospecto contendo o histórico das demonstrações financeiras, os contratos inerentes ao processo, a submissão de toda a documentação necessária para auditoria, emissão de relatórios, as análises necessárias, o registro junto à CVM, a listagem na B3, a divulgação à imprensa e marketing, as reuniões com investidores para coleta de intenções e preços, a definição do preço da ação, o início das negociações das ações, as obrigações de uma companhia listada e o encerramento da oferta.
Os detalhes podem ser visto no site da B3:
B3 – Como abrir o capital
O investidor comum pode participar do investimento em uma IPO por meio da reserva de ações através de uma corretora. Porém, não é indicado para os que não possuem experiência, pois envolve a análise de muitas informações, histórico e a tentativa de entender o que a empresa fará no futuro com a captação realizada na IPO, além do risco das ações não atingirem o valor esperado pelo investidor após a abertura.
E se a empresa que está prestes a realizar uma IPO for uma startup?
O processo é igual a IPO de uma empresa comum. A vantagem é que se você for um dos investidores desta startup antes da IPO, e entrou através de alguma rodada de investimento via Anjo investidor, Equity Crowdfunding, Venture Capital, ou outros meios, provavelmente este seja o momento mais esperado por você, é a hora que você poderá tirar proveito do seu investimento através do que chamamos de Exit do investimento.
Caso você seja um investidor que estava aguardando a IPO da startup para comprar ações. Vale observar um ponto importante que diferenciam a IPO de uma empresa comum e de uma startup. Basicamente uma startup é uma empresa que busca investimento de forma rápida e dinâmica. Nesta busca os lucros acabam ficando em segundo plano, em um sonho da IPO. Este fato pode ter um potencial negativo, fazendo com que a abertura não atinja os valores esperados motivados pela desconfiança dos investidores.
Independente de ser uma startup ou uma empresa comum. Investir em uma IPO pode trazer vantagens e desvantagens, temos vários casos de sucesso e fracasso, o risco é alto por não existir um histórico formado e por ser a primeira vez que ações da empresa ou startup será negociada de forma pública, assim não conseguimos prever se na abertura o valor partirá para uma alta ou baixa. Sonho da IPO, mais um grande conteúdo no blog da Efund Investimentos.
Faça parte da nossa comunidade de investidores, abra a sua conta grátis!