Empresa escalável
Uma startup fundada na Ucrânia em 2014 nasceu com o princípio ecológico de desenvolver um serviço de entregas utilizando bicicletas elétricas. Para isso a Delfast iniciou a montagem de e-bikes para a sua própria utilização e acabou mudando o rumo dos seus negócios. Realizou a pivotagem (no jargão das startups), após desenvolver uma e-bike com a maior autonomia de todos os tempos, atingindo a marca de 367 quilômetros com uma carga elétrica, que entrou para o Guinness, o livro dos recordes em 12 de outubro de 2017.
Após muitos pedidos de compra, os fundadores da Delfast Daniel Tonkopiy e Serhii Denysenko decidiram assumir a produção em massa e atualmente as e-bikes vendidas possuem autonomia de 320 km com uma simples carga elétrica e sem a necessidade de pedalar. Vendidas em mais de 40 países. As e-bikes são utilizadas tanto por clientes que gostam de pegar a estrada quanto por profissionais que dependem deste tipo de locomoção. Como entregadores, policiais e outros tipos de serviços.
Em maio de 2018 a startup ucraniana realizou uma campanha no Kickstarter que arrecadou cerca de U$ 165 mil (R$ 930 mil) e contou com a contribuição de 75 patrocinadores.
Fonte: Kick Starter
A startup possui uma crescente demanda por e-bikes estipulado em U$ 100 milhões (R$ 564 milhões). Contando com o crescimento do mercado que dobrou de tamanho desde o início da pandemia. A empresa teve um aumento expressivo de 405% nas vendas no segundo trimestre de 2020 em comparação ao primeiro trimestre. Além de contar com um aumento de 222% no terceiro trimestre, que contribuiu para o crescimento das vendas em U$ 2 milhões (R$ 11,2 milhões) no ano, enquanto 2019 atingiu o seu máximo de U$ 552 mil (R$ 3,1 milhões).
Fonte: Delfast Bikes
Em sua primeira rodada de Equity Crowdfunding através da Fundable, iniciada em Novembro de 2020 e já finalizada. A Delfast arrecadou € 2,8 milhões (R$ 19 milhões), superando os € 2,4 milhões (R$ 16 milhões) da meta estipulada. Em troca a startup ofereceu 20% da empresa que foi dividida em cotas entre os investidores da rodada.
Mais dados sobre o pitch da empresa em: https://www.fundable.com/delfast
Segundo o fundador Daniel Tonkopiy, a startup tem um valuation post-money por volta de U$ 15 milhões (R$ 84 milhões).
O resultado da captação será utilizado na construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento e de um bureau de produção. Além de investimentos no controle de qualidade, estoque de produção, na logística de entrega para cliente da Europa e Estados Unidos e no atendimento aos pedidos já recebidos. A estratégia também apoiará o aumento de capacidade de produção para abastecer os clientes B2B e desenvolver vendas pelo eBay e Amazon.
Fonte: EU-Startups
O interessante de analisar os números fornecidos pela startup. Observar o mercado crescente em que ela está inserida e a inovação que realmente oferece benefício ao consumidor é tangível acreditar que uma empresa como esta poderá beneficiar os seus investidores em poucos anos.
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